top of page

Volta minha alma

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 9 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Leio que em Portugal, três pessoas ceifam a sua vida por suicídio e que no mundo, por ano são 800 mil que se suicidam, ou seja, a cada 40 segundos uma pessoa tira a sua própria vida. Que coisa triste!

“O suicídio é hoje a segunda principal causa de morte entre os jovens dos 15 aos 34 anos, e, para cada morte consumada, estima-se que ocorram 25 tentativas”. Quanta dor, quanta angústia essas pessoas estavam sentindo para tirar a própria vida.

Creio que a pessoa não quer a morte. Ela deseja acabar com o sofrimento, com a dor que assola o seu ser. Infelizmente, muitas dessas pessoas estão com um sorriso no rosto, mas sofrendo por dentro, morrendo lentamente. Por isso, a maneira de fugir dessa dor, do sofrimento e angústia que lhes vai no ser é tirar a própria vida.

Será que temos consciência dessa dura realidade? Temos noção de que muitos perderam o sentido da existência?

Há momentos que somos tomados pela tristeza, ficamos deprimidos, atribulados e os laços de morte nos envolvem. O salmista viveu essa realidade e disse o seguinte:

“Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés (Sl 116.1-8).

Num mundo de violência, onde a vida não tem sentido, normaliza-se a cultura da morte e, na falta de sentido, a saída encontrada é o suicídio. Entretanto, há um Deus que escuta o nosso clamor. Que vem ao nosso encontro e livra-nos.

Desespero, angústia, sofrimento atroz, tudo junto nos tiram a vontade de viver, mas Deus está de ouvidos abertos e mãos estendidas para nos livrar.

Erga a sua voz a Deus, deixe que Ele cuide de sua vida e o liberte do sofrimento para que a sua alma volte ao seu sossego. Descanse em Deus!

 
 
 

Comentários


bottom of page