Seja disponível
- Marcos Amazonas Santos
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
Leia Tito 3.12-15

O apóstolo Paulo concluiu a carta escrita para Tito de modo magnífico. Nela o apóstolo orientou Tito para que instasse o povo a distinguir-se nas boas obras e na conclusão continuou nessa temática, dizendo ao jovem Tito, que ele deveria ensinar os crentes a aplicarem-se às boas obras, para que pudessem cuidar dos necessitados e que não se tornassem infrutíferos.
Lendo atentamente essa conclusão, encontro lições extraordinárias para a vida daqueles que exercem liderança e creio que todos devemos refletir seriamente sobre elas.
O apóstolo disse que enviaria Ártemas ou Tiquico até Creta e quando um deles chegasse, Tito deveria ir ao encontro dele em Nicópolis. Aqui está a primeira lição: valorize pessoas e não a posição ou cargo exercido. Tito estava exercendo a liderança da igreja em Creta, mas o apóstolo escreveu-lhe dizendo que estava enviando alguém para substituí-lo, para que ele pudesse seguir até Nicópolis a fim de encontra-lo. Tito não estava agarrado à sua função, ele estava disponível para viver e conviver com pessoas. Portanto, ele iria encontrar-se com Paulo, pois pessoas são muito mais importantes que qualquer cargo ou função que possamos desempenhar.
Paulo disse a Tito para que acompanhasse Zenas e Apolo e não deixasse que nada lhes faltasse. Ou seja, é essencial ser hospitaleiro e estar disponível para as pessoas. Tito deveria providenciar tudo o que fosse necessário para Zenas e Apolo, deveria cuidar deles. O líder precisa estar disponível para as pessoas e preparado ajudá-las nas suas necessidades.
É essencial que o líder ensine com a vida. Tito deveria ensinar os crentes de Creta a viverem uma fé saudável, a serem cristãos autênticos. Eles deveriam cuidar uns dos outros e a melhor maneira de ensinar é através do exemplo e da mesma maneira que Paulo investiu na vida de Tito, ele deveria fazer isso com os crentes de Creta. Portanto, nada supera o exemplo. Quem deseja ser um verdadeiro líder, deve ser alguém que permite que sua vida fale mais alto que as suas palavras.
O apóstolo Paulo concluiu a sua carta declarando que os que estavam com ele enviavam saudações a Tito e que ele deveria saudar os irmãos de Creta. Ou seja, ele terminou como iniciou valorizando as pessoas, reconhecendo-as como partes integrantes de sua vida e que elas são importantes e precisam ser valorizadas.
Essa conclusão ensina que é fundamental ser uma pessoa disponível. Livre ara investir a sua vida na vida de outras pessoas e nunca agarrada a cargos e funções. Portanto, é preciso estar disponível para receber outros e cuidar daqueles que lhe foram confiados e sempre pronto para reconhecer quem caminha ao seu lado. Na caminhada da vida, seja e esteja disponível para os demais.



Comentários