top of page

Livramento

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de jan.

Leia Obadias 17-21


ree

O livro do profeta Obadias, é acima de tudo, um livro de esperança. Nele vemos que o Senhor julgou Edom e também mostrou que o juízo viria sobre todas as nações. Entretanto, Deus seguiu falando e declarou que havia um lugar seguro, onde todos encontrariam o livramento. O Senhor falou que seu povo estaria salvo, pois o ETERNO guarda e livra os seus. Sim, há esperança, pois Deus é o Deus da justiça, mas também é o Deus da graça.

O Senhor não apenas livrou o seu povo como também o restaurou e o unificou. Isso fica claro quando vemos o profeta falando da casa de Jacó (a nação do sul) e a casa de José (a nação do norte). Deus reuniu o seu povo, resgatou-o e o salvou. Não haveria mais divisão, não estariam mais de costas viradas, seriam apenas um único povo. Portanto, diante das calamidades, de todas as tragédias, o Senhor saiu ao encontro do seu povo e o livrou.

O ETERNO falou através do profeta e mostrou que é um Deus presente, que cuida e guarda os seus. Ele é o Deus que age na história e sai em favor dos seus. O seu povo foi espoliado, aprisionado e levado para o cativeiro, ao passo que sofreu o julgamento por causa dos seus erros e foi disciplinado. Entretanto, esse mesmo povo não deixou de ser amado por Deus, logo o Senhor iria ao encontro do seu povo. Nada nem ninguém pode destruir o povo do ETERNO, pois Ele ama o seu povo e não o abandona.

O povo de Deus foi saqueado e levado para o cativeiro. Seu irmão, ao invés de defendê-lo, foi um dos seus algozes. Por isso, foi sentenciado pelo Senhor que julgou as nações e deu-lhes a paga por causa do mal que fizeram ao seu povo. O ETERNO agiu, interveio em favor do seu povo, livrou-o e deixou-o em segurança. Deus reuniu e uniu o seu povo, livrou-o de todas as calamidades, conduzindo-o de volta para sua terra em segurança.

O profeta proclamou o dia do Senhor, uma mensagem que apresenta o Deus que intervém na história e que age em favor do seu povo, mas esse dia é também o dia em que o ETERNO implementará o seu reino e tudo e todos se curvarão perante o Senhor, reconhecendo a sua soberania.

Deus se manifestou e saiu em defesa do seu povo. Ele veio ao nosso encontro na pessoa de Jesus, mostrando que o dia do Senhor chegou. Sendo assim, ao lermos a mensagem de Obadias, tenhamos certo que Deus não abandona os seus. Ele cuida e preserva o seu povo. O Senhor age na história e através da história. Ele é o soberano que protege e livra o seu povo.

 
 
 

Comentários


bottom of page