Caminhando e pregando
- Marcos Amazonas Santos
- 10 de jan.
- 2 min de leitura
Leia Jonas 3.1-10

O profeta desejou morrer, mas quando se encontrava nas regiões mais abissais, em desespero ergueu a sua voz em oração, suplicando por sua vida. Mal sabia ele que o Senhor o estava poupando. Entretanto, em sua oração o profeta assumiu o compromisso de cumprir a sua missão. Ele suplicou por uma nova oportunidade e o ETERNO respondeu afirmativamente ao seu pedido.
O Senhor ordenou ao grande peixe que vomitasse Jonas e, o peixe, assim o fez. Deus falou novamente ao profeta e disse-lhe que fosse pregar a grande cidade de Nínive. Dessa vez o profeta obedeceu, e partiu imediatamente para a cidade de Nínive.
O profeta iniciou a sua caminhada. Para atravessar a cidade eram necessários três dias e, lá se foi ele, caminhando e pregando. Caminhou por um dia e foi proclamando: “Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída”. As pessoas foram escutando a mensagem do profeta e creram na mensagem que ele estava pregando. Sendo assim, humilharam-se, jejuaram e arrependeram-se diante do ETERNO.
Quando a mensagem chegou ao ouvido do rei, ele desceu do seu trono, tirou suas vestes reais e humilhou-se. Escreveu um decreto onde proclamou um jejum nacional e disse que todos deveriam orar clamando pela misericórdia de Deus. O rei assumiu que a nação carecia de arrependimento, que deviam abandonar a sua maldade.
O profeta foi caminhando e pregando. Ele anunciou o juízo de Deus. O povo se arrependeu. A mensagem de Jonas chegou aos ouvidos do rei que também se humilhou perante Deus e se arrependeu e chamou todo o seu povo ao arrependimento. Quando Deus viu tal atitude do povo, agiu com graça e misericórdia. Ou seja, o Senhor não destruiu a cidade. Deus é o Deus da graça, do perdão e quando o Senhor vê uma atitude de quebrantamento, Ele age com misericórdia e graça.
O peixe vomitou Jonas na praia. O Senhor dirigiu-se a ele e disse-lhe para que fosse ate Nínive pregar. Obedecendo a ordem do ETERNO, o profeta seguiu caminhando e pregando. Proclamando a mensagem de Deus e, o povo creu na mensagem do profeta, se arrependeu e, por isso, foram perdoados e poupados.
Jonas aprendeu que o melhor que há é obedecer a voz de Deus. Ele levantou-se e saiu caminhando e pregando. Que seja também essa a nossa atitude.



Comentários