Alvo a ser abatido
- Marcos Amazonas Santos
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Acompanho avidamente o que acontece no Brasil. Confesso que alguns acontecimentos deixam-me estupefacto, como a campanha que está sendo orquestrada para a destruição do padre Júlio Lacellotti e, por causa disso, recordei de um acontecimento na vida de Jesus, que o evangelista João narra-nos assim:
“Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais” (Jo 8.1-11). A história todos conhecemos, mas quais as lições aprendemos com esse texto?
A primeira lição que o texto ensina é que na caminhada da vida sempre encontraremos quem não nos aceite. O texto deixa claro que os líderes religiosos dos dias de Jesus não o aceitavam. Eles não gostavam de Jesus e do que o Mestre estava fazendo e ensinado. Portanto, aprenda que todas as vezes que você assumir uma postura que vá de encontro aos padrões estabelecidos, você será rechaçado e desprezado.
A segunda lição é que na caminhada da vida sempre haverá gente querendo nos destruir. O texto deixa claro que os escribas e fariseus tinham um único objectivo, ter algo para quem pudessem acusar Jesus. Eles desejavam destruir a reputação e a dignidade do Mestre e, para isso, os fins justificavam aos meios. Portanto, tome cuidado, pois sempre haverá alguém que não mede os meios para o destruir.
Por último, na caminhada da vida quem defende e acolhe os desfavorecidos é perseguido. Jesus foi para o templo e as pessoas foram ter com ele e o Mestre as ensinava. Os líderes religiosos enciumados buscavam destruí-lo, perseguindo-o e querendo encontrar algum motivo para acusá-lo. Portanto, fique atento, pois assumir uma postura de solidariedade e cuidado em relação ao próximo fará com muitos se voltem contra você.
Jesus regressou do Monte das Oliveiras e o povo foi ter com ele para ser ensinado. Os líderes ficaram enciumados e buscavam maneiras de destruir o Mestre. O padre Júlio Lancelloti vai ao encontro dos necessitados, cuida deles e humaniza-os e por isso, tentam destruí-lo. Ou seja, todo aquele que segue as pisadas de Jesus será um alvo a ser abatido.



Comentários