Ainda que...
- Marcos Amazonas Santos
- há 44 minutos
- 2 min de leitura

Existe um jargão que afirma que a vida é cheia de surpresas. O fato é que os acontecimentos da vida são imprevisíveis. Não temos garantias, apesar de investirmos muito tempo para construir os nossos castelos de areia e, quando menos nos damos conta, uma tempestade chega e nos tira tudo — seja ela psicológica, emocional ou até mesmo material.
Quando as tragédias chegam e a adversidade se abate, geralmente nos voltamos para Deus ou questionamos onde Ele estará. Entretanto, o salmista afirma que, ainda que a tragédia se abata sobre nós, não há o que temer, pois Deus está conosco. Ele vai além, afirmando o seguinte:
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46:1-11). Apesar de toda a adversidade, fique tranquilo, pois Deus está no controle da situação.
Diante das aflições, dos problemas e adversidades que aparecem, refugie-se em Deus. Abrigue-se em Deus, pois Ele é a nossa salvação. N’Ele há salvação. Isso não é escapismo, mas confiança e certeza de que Deus é presente e cuida das nossas vidas.
Quando as dificuldades aparecerem — e elas aparecerão —, corramos para Deus; Ele é a nossa fortaleza. É o nosso castelo forte, o nosso abrigo seguro, nossa fortaleza intransponível; por isso, não há o que temer, pois n’Ele estamos seguros.
Quando somos abalados e tudo parece perdido, Deus nos socorre. Ele está no nosso meio e intervém. O Senhor nos ajuda e age muitas vezes de maneira simples: se manifesta através das pessoas que surgem inesperadamente para nos auxiliar. Sim, Deus é o nosso socorro.
O desafio é ficarmos firmes e confiantes diante das tragédias e reveses da vida, sabendo que Deus é conosco. E, ainda que tudo à nossa volta se abale, não há o que temer, pois temos um castelo forte; o nosso Deus está no nosso meio e Ele é o nosso refúgio e fortaleza.



Comentários