A levedura
- Marcos Amazonas Santos
- 9 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Cozinhar pode ser um fardo, mas também pode ser algo que gera muito prazer. Em nossa casa, por exemplo, adeptos que somos de uma boa pizza, pelo prazer que temos em saboreá-la, dedicamos tempo em prepará-la. No entanto, para que possamos fazer a pizza precisamos preparar a massa e esperar que ela fermente, para que depois possamos levá-la ao forno. Durante o ministério de Cristo, ele contou uma instrutiva parábola utilizando-se, observe, da imagem do fermento:
“Jesus também contou a seguinte parábola: "O reino dos céus é como o fermento usado por uma mulher para fazer pão. Embora ela coloque apenas uma pequena quantidade de fermento em três medidas de farinha, toda a massa fica fermentada” (Mt 13.33). O que esse texto nos ensina?
A primeira lição é que nada pode impedir o crescimento do reino. Tal qual uma massa que foi misturada ao fermento, que cresce de forma natural e não nos é permitido impedir o seu crescimento, assim também é impossível impedir o crescimento do reino de Deus.
A segunda é que a influência do reino se faz sentir em todos os lugares. Jesus utiliza a imagem do fermento levedando a massa, crescendo, se fazendo sentir, mesmo que não seja visto. Logo, o Senhor está tratando da influência do reino em toda sociedade. Além disso, ela faz-nos perceber que o evangelho deve agir positivamente na sociedade e desenvolver-se de maneira saudável.
Por último, Jesus declara que o crescimento acontece por causa do agir sobrenatural de Deus. Não é o homem que faz o crescimento do reino, não é pela força humana, mas pelo agir de Deus. Esse agir é paciente tal e qual o fermento na massa, precisa de tempo, é algo lento e gradual mas que se desenvolve naturalmente.
Gostamos de cozinhar, queremos sempre partilhar um bom prato com amigos e também apreciamos uma boa pizza. Mas aprendemos também que no preparo precisamos ser pacientes para que a massa levede, cresça e fique no ponto. Jesus declara que o reino é assim, vai se desenvolvendo lentamente, atingindo a vida das pessoas e que ninguém pode impedir o seu agir, mas também ensina-nos Jesus que Deus é paciente e deseja alcançar a todos. A questão que fica é: Já fazes parte do reino de Deus?



Comentários