top of page

A hora da despedida

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

A cidade de Coimbra é famosa por sua universidade e, também, por causa da sua música. Uma dessas músicas é a “Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico 88/89”, que descreve o momento do adeus. O tempo que chegou ao fim e é hora de partir, seguir em frente, levando consigo as lembranças e a saudade dos momentos que ali foram vividos.

É preciso saber e sentir quando um ciclo se encerra. Certa vez, conversando com um amigo, ele disse-me que o seu tempo em determinado lugar tinha chegado ao fim. Mas para onde ele iria? Diante disso, decidiu ficar e postergar a sua saída.

Jesus viveu sua vida sabendo o que deveria fazer e, em muitos momentos, afirmou que ainda não era chegada a sua hora. Entretanto, no momento exato, Ele soube que seu tempo havia chegado e não fugiu, não postergou. O evangelista João, ao falar do momento da partida do Mestre, diz:

“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13.1).

Viva intensamente. Ame sem reservas e não desista de amar. O amor é revolucionário, é transformador e precisa ser vivido e demonstrado a todos aqueles que convivem perto de você. Note: quem ama entrega-se por completo, doa-se sem reservas, independentemente da atitude do ser amado, e não desiste dele.

Esteja atento para quando chegar o momento da despedida. É preciso saber o momento de sair e fazê-lo de maneira abençoadora. Não se pode sair antes, mas também não se deve postergar a partida, pois isso pode causar danos e mazelas na vida das pessoas. É essencial ler o tempo e perceber quando chega a hora de ir, levando as recordações e os momentos vividos, enquanto se sentindo a saudade.

Podemos não querer, mas a hora da despedida sempre chega. É preciso compreendê-la, aceitá-la e, por mais duro que seja, abrir mão e seguir em frente, não certeza de que fez o que deveria ter sido feito.

É preciso saber quando chega o momento da partida. A hora da despedida chega, é preciso dizer adeus, mas partindo com gratidão, deixando saudade e levando todos os momentos guardados para a vida.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page