Vida plena
- Marcos Amazonas Santos
- 15 de out.
- 2 min de leitura

Recebo com pesar a notícia do falecimento de um amigo. A filha dele manifestou a sua dor e tristeza. A morte deixa-nos desolados, vazios e revoltados.
Meu amigo foi um pai presente. Foi alguém que lutou por sua família. Teve sentido de vida. "Aquele que reconhece um sentido em sua vida, aquele que descobriu o seu chamado, segue seu caminho com vigor", foi isso que ele fez.
A morte chega sem avisar, sem pedir licença. Ela se manifesta e leva quem deseja sem pestanejar. E, diante de sua manifestação ficamos atônitos e incrédulos. Só nos resta o silêncio, pois é diante da morte que refletimos sobre a vida.
A morte é professora. Ela nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa vida. O Eclesiastes diz:
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração” (Ec 7.2). A morte nos ensina a viver.
Recebi a notícia da morte do meu amigo, enquanto preparava um estudo sobre a morte. Reflito sobre a fragilidade humana e percebo que a vida é essa brisa que se esvai.Gozaguinha estava certo ao afirmar que “ninguém quer a morte”, podemos até tentar fugir dela, mas ela sempre nos encontrará, não há como fugir. Sendo assim, precisamos estar preparados para esse encontro.
Estou chegando ao outono da minha existência e como Jacó, sei os anos que já vivi, mas não sei quantos me restam. Entretanto, quero viver cada dia como se fosse o último e quero viver intensamente e amar perdidamente.
A morte deixa um vazio. Ficamos trites e sem saber o que fazer. Sei que ela virá ao meu encontro e eu caminho para ela, isso é inevitável, mas enquanto aqui estiver, quero viver com sentido. Espero e desejo que Cristo viva através de mim, porque quando a morte chegar, quando eu morrer, ela será vencida e eu terei o lucro da vida.
A morte bateu na porta do meu amigo e levou-o, mas somos alimentados pela esperança e pelo Senhor da vida que declarou:
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).Desse lado ficou o vazio, mas do lado de lá, há vida plena.



Comentários