É preciso ser feliz agora
- Marcos Amazonas Santos
- 17 de out.
- 2 min de leitura

A vida não precisa ser um fardo. Não podemos ter medo de viver. Contudo, viver é sempre um risco, mas é melhor viver do que simplesmente existir. Quem vive entra no palco da existência, corre riscos, se emociona, enfrenta seus medos, abre os seus braços aos demais e também se joga nos braços dos outros.
Viver é ter a coragem de aceitar as suas fragilidades e reconhecer suas imperfeições. Quem faz isso humaniza-se e não se torna algoz dos demais. A vida é breve, e aquele que entende que para ser feliz, necessita de tão pouco, aprende a viver cada momento como se fosse o último, é preciso ser feliz agora.
Queremos ser felizes, mas poucas vezes desejamos fazer os outros felizes. A realidade é que “os seres humanos necessitam de muito pouco para serem felizes, sendo que todos nós temos essa capacidade, independente do lugar onde nos calhou viver”. É preciso ser feliz e o primeiro passo para a felicidade é aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Ou seja, nunca perca o bom humor, pois sem humor, tudo fica sem graça, não há nada divertido.
Vivemos a ilusão de que podemos acabar com o sofrimento. “Estamos apaixonadamente decididos a tornar nossas vidas menos doloridas, e faremos o possível para alcançar esse alvo dentro de um mundo ora desapontador, ora prazeroso, e furiosamente incerto”. É preciso deixar a ilusão e simplesmente mergulhar na vida, sendo um “praticante da felicidade”.
Jesus, no sermão do monte, traçou o caminho da felicidade afirmando:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3-10). A estrada da felicidade é uma caminhada de sentimentos e emoções. Ela feita de abraços, de consolo e de ações que promovem justiça. Ela é fruto daqueles que ousam viver e viver com sentido.
A vida é para ser vivida e nessa vida é preciso ser feliz, mas para que isso aconteça “devemos preocupar-nos em viver com plenitude, para depois olhar para trás e ver que aproveitamos e gozámos o nosso tempo, em vez de sofrer e pensar que tudo vai acabar”.
Não espere pelo amanhã, seja feliz agora.



Comentários