top of page

Viva o Rei

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 24 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Mateus 1.1-17


ree

Um povo que vivia subjugado, que estava sob o domínio do império romano, que tinha consciência de que mesmo a maioria tendo regressado do exílio, tendo o templo reconstruído, eles continuavam a ser governados por pagãos. Ou seja, eram escravos em sua própria terra e, portanto, fazia todo o sentido as queixas proferidas por Esdras e Neemias: “Vê, porém, que hoje somos escravos, escravos na terra que deste aos nossos antepassados para que usufruíssem dos seus frutos e das coisas boas que produz” (Ne 9.36, NVI). Portanto, o povo ansiava pela chegada do Salvador. Eles aguardavam que raiasse um novo dia, o dia da liberdade, o ano do jubileu.

O povo aguardava a chegada do rei, o descendente da casa de Davi. É notável ver que Mateus traça a linha do tempo não em anos, mas sim em gerações, apresentando toda a história do povo de Israel. São quatorze gerações e elas culminam com o nascimento de Jesus, indicando que Ele é o jubileu em pessoa, é o libertador de Israel. Ele resgataria o povo da dor e sofrimento.

Mateus ao escrever a genealogia de Jesus, traçou a história do povo de Israel. Portanto, contou a história da família de Abraão que deveria ser bênção para todos os povos da terra. Dessa forma, Mateus mostrou que a bênção se fez presente em Jesus, mas também indicou que Jesus era o esperado, o remidor do povo de Israel. Portanto, apesar de parecer que o povo estava perdido, sem esperança, o apóstolo mostrou através da genealogia de Jesus que o rei chegou. Ele inaugurou o seu reinado e veio resgatar o seu povo.

A genealogia de Jesus mostra a sua linhagem real, mas também liga-o ao povo de Israel, ou seja, Ele é descendente de Abraão. O patriarca foi escolhido para abençoar todos os povos. E quando Jesus nasceu, fica claro que Deus não desistiu do seu povo, mas o que Ele fez ao seu povo, faz também em prol do mundo inteiro.

O apóstolo Mateus quando escreveu a genealogia de Jesus, estava afirmando para os seus leitores que chegou a era do perdão, raiou a liberdade. Chegou o reino da justiça e da paz. A genealogia nos apresenta a história de um povo, fala-nos da linhagem real e mostra-nos que o tão aguardado Salvador chegou. Ele é o cumprimento de todas as profecias e n’Ele a história do povo tem significado e sentido.

O povo agonizava, subjugado aguardando a chegada do Messias. Eles ansiavam pelo cumprimento das profecias e, o apóstolo, teve o cuidado de traçar na genealogia do Mestre a história do povo mostrando que Jesus é o aguardo Messias, é o Salvador, o Resgatador de Israel. Ele é o descendente de Davi. Ele veio para assumir o seu trono e implementar o seu reinado de justiça e paz.

Viva o Rei!

 
 
 

Comentários


bottom of page