top of page

Vida em comunidade

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 22 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Confesso que sou amante do futebol e esse esporte tem a capacidade de nos dar muitas alegrias, mas também nos fazer sofrer, que os vascaínos como eu que o digam. Deixando o futebol brasileiro de lado, volto-me para Portugal, mas vejo meu FCP (Futebol Clube do Porto) seguindo os mesmos passos do Vascão. Deixando de lado os dois melhores clubes do mundo, tenho que falar da apresentação de Kylian Mbappé no Real Madrid, pois é um jovem considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Mbappé sempre teve a humildade de dizer que deseja ser mais um e ajudar seu time a conquistar títulos. Ele sabe do seu talento, mas afirmou: “Para mim os grandes jogadores são [feitos] sempre para jogar juntos”. Essa declaração me transportou para a igreja primitiva e para o desafio de caminhar juntos e de viver em comunidade. Lucas diz que a igreja vivia assim e tal afirmação é tão verdadeira que o levou a escrever o seguinte, ao seguinte ao seu amigo Teófilo:

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2.44). 

O que aprendemos com esse breve texto?


A primeira lição que o texto ensina é que precisamos ter um projeto em comum. Mbappé afirma que grandes jogadores são feitos para jogar juntos, mas o cristianismo declara à sua igreja que as pessoas devem ter um projeto em comum, a viverem com o mesmo propósito e juntos trabalharem para que ele se concretize.


A segunda lição é que devemos estar unidos. Quem tem um projeto em comum, partilha a mesma visão, deve estar unido. Ou seja, precisa viver em unidade, partilhando a mesma visão e objetivo. Podemos divergir, discordar, mas sempre respeitando-nos e caminhando lado a lado. É essencial perceber que não podemos ficar separados uns dos outros, somos co-dependentes e, por isso, precisamos estar unidos.


Uma terceira lição que esse texto ensina é que partilhamos das mesmas coisas. Somos todos diferentes, mas partilhamos a mesma vida, do mesmo Senhor. Ou seja, temos o mesmo objetivo, queremos e desejamos a mesma coisa. No caso de Mbappé, como atleta é a conquista de títulos, como cristãos é cada dia sermos mais parecidos com o Senhor e realizarmos a nossa missão que é a pregação da Boa nova.


O jogador Kylian Mbappé foi apresentado no Real Madrid. Ali terá o desafio de viver e conviver na sua nova comunidade de jogadores e juntos precisam ter um projeto em comum, estar unidos e partilhando os mesmos objetivos. Para que isso aconteça é essencial deixar o ego de lado. O cristão vive em comunidade, vive buscando cada dia que o evangelho do Reino avance, mas para que isso seja realidade é fundamental que esteja unido à sua comunidade e que os de fora possam dizer: vejam como eles se amam!

Somos realmente cristãos? Estamos vivendo unidos e em comunidade?

 
 
 

Comentários


bottom of page