Um servo obediente
- Marcos Amazonas Santos
- 15 de jan.
- 2 min de leitura
Leia Obadias 1

Ele é um desconhecido para nós. Não há qualquer referência sobre os seus ancestrais. Não sabemos o lugar do seu nascimento e tão pouco a época em que viveu. Entretanto, não podemos deixar de refletir sobre esse profeta e sua mensagem. Note que mesmo não tendo quaisquer informações sobre seus antepassados, podemos afirmar que eles eram pessoas que temiam a Deus, pois para os judeus, o nome estava ligado à pessoa e, indicava o caráter de seu pai e o nome do profeta significa servo de Deus e, é assim que o profeta se apresenta.
Obadias era servo do Senhor e o seu nome refletia quem ele era. Alguém que amava e servia o ETERNO. Ou seja, Obadias era uma pessoa que vivia em santidade, que manifestava em sua vida os padrões de Deus e tinha a visão de Deus.
O profeta estava inserido na história do seu povo. Vivia os dilemas da nação. Foi ele quem trouxe uma declaração nova. Foi com Obadias que surgiu a frase “dia do Senhor”. Essa declaração manifestava o juízo de Deus contra aqueles que se opõem ao povo de Deus. O profeta anunciou o julgamento ao povo de Edom, que oprimiu e zombou de Judá. Portanto, para os edomitas, a mensagem foi de juízo, mas para Judá foi uma mensagem de esperança. Ou seja, Deus estava tomando conta do seu povo. O Senhor consola, guarda e conduz seu povo à vitória!
Obadias era servo de Deus e obediente à missão que o Senhor lhe concedera. Ele surgiu para dizer que a vitória não é dos poderosos, dos arrogantes, mas sim daqueles que confiam e esperam em Deus. Obadias veio para dizer ao povo que a vitória é do ETERNO e não dos homens, por mais bem aparelhados que eles estejam.
Obadias nos mostrou a tensão entre Edom e Judá. O pano de fundo é a falta de perdão. Recordo o que já escrevi anteriormente: “Quem se alimenta do ódio, não se permitirá ser envolvido pela compaixão que brota do ETERNO”. A mensagem do profeta se dirigiu a um povo que se deixou consumir pelo ódio. Aqui aprendemos que o ódio lança raízes tão profundas que, mesmo os motivos tendo desaparecido e gerações terem passado, ele continua presente. O profeta denunciou Edom justamente por causa da sua falta de amor fraternal para com Judá.
Obadias, servo do Senhor viveu num tempo turbulento. Viveu num período onde Edom tinha enraizado o ódio em si e por isso, iria sofrer o julgamento do Senhor. Sendo assim, fica-nos a advertência para ver como estamos tratando os nossos irmãos. É melhor não nos alimentarmos de ódio e ressentimento. Que sejamos daqueles que manifestam a graça e o amor do Pai.



Comentários