top of page

Um novo tempo

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 17 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Isaías 9.1-6


ree

Aquela região foi duramente castigada. O povo foi completamente humilhado e levado para o cativeiro. Portanto, aquela região havia se tornada vil e no decorrer dos anos, foi desprezada por toda gente. Entretanto, Deus prometeu um futuro glorioso para ela. O desprezo deixaria de existir, as trevas desapareceriam e surgiria um novo dia, ou seja, iniciar-se-ia um novo tempo.

As incertezas, as trevas iriam desaparecer, mas quando? Isso aconteceria nos “últimos tempos”, que que tinha uma conotação escatológica, de sentido messiânico. O novo tempo chegaria, a luz brilharia e se manifestaria com o Messias, com o enviado de Deus.  É por isso, que esse novo tempo é um tempo de plena alegria, como o tempo da ceifa onde o povo fazia a oferta das primícias agradecendo a Deus por sua bondade e jubilosos celebravam por estarem seguros e terem o que comer.

As incertezas iriam desaparecer, surgiria um novo tempo e o verdadeiro rei assumiria o poder. Ele seria o soberano das nações. Toda a política mundial seria modificada. O soberano, o Messias viria e assumiria o poder mundial, toda a política mundial passaria por uma mudança radical, deixando de haver necessidade de guerra. Sendo assim, todo o armamento deixaria de existir.

Deus intervém na história e o profeta une o presente e o futuro. Ele diz que o menino já nasceu (o verbo está no passado), que nos faz pensar no Emanuel, o filho de Acaz, o sinal que Deus deu. Entretanto, percebemos que o que irá acontecer no seu governo, é algo que aponta-nos para o futuro, para o Messias, Jesus, muito mais para à sua segunda vinda e mostra-nos o seu reinado glorioso.

Um novo tempo surgirá, esse tempo será de retidão e justiça, onde o soberano reinará no trono de Davi. O seu governo será esplêndido, pois Ele é Conselheiro, portador de sabedoria para poder governar com justiça. Ele é o Deus Forte, aquele que tem o poder par executar os seus desígnios e é o Pai da Eternidade, o Criador, aquele que dá origem a todas as coisas. Ele é a fonte da sabedoria.

Deus olhou para o povo no passado, viu o caos que imperava e prometeu que haveria de vir um novo tempo, que chegou na pessoa de Jesus, mas esse tempo culminará com o seu retorno, onde poderemos desfrutar do seu governo de justiça e paz.

As trevas, as incertezas passarão, raiará a luz de um novo dia. Sim, um novo tempo começou, o menino chegou, ele é o Messias.

 
 
 

Comentários


bottom of page