top of page

O sonho

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 12 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Mateus 1.18-25


ree

José era um jovem simples, que aprendeu a mesma profissão do pai como todos os jovens de sua época. Era carpinteiro, temente a Deus e justo. Ele estava comprometido, noivo e aguardava o momento esperado da festa de seu casamento, mas sua noiva apareceu grávida. Algo terrível e vergonhoso. Por isso, ponderou deixá-la secretamente, preservando-a, mesmo não tendo culpa do que aconteceu ficaria com as culpas.

O jovem José refletia sobre a situação. Pensava como deixaria sua noiva, mas enquanto vivia seu drama pessoal, teve um sonho revelador. Em seu sonho apareceu-lhe um anjo do Senhor e disse-lhe que o que havia acontecido com sua noiva tinha sido o agir de Deus e que ele ficasse tranquilo, pois o filho que iria nascer salvaria o seu povo dos pecados e que tudo o que estava acontecendo na vida de sua noiva era para que as Escrituras se cumprissem.

José acordou e sem se preocupar com a sua reputação, obedeceu o que o anjo lhe ordenou em sonho. Ele recebeu a jovem Maria como esposa. Acolheu-a e cuidou dela. Amou-a e só consumou seu casamento depois do nascimento de Jesus.

José nos ensina a não tomarmos decisões precipitadas. Percebemos que o jovem havia decidido deixar Maria, mas a sua decisão não o levou a agir imprudentemente. Ele ficou ponderando sobre o assunto, pensava no que fazer. José agiu com discrição, sem fazer alarde e refletindo sobre o que deveria fazer. Foi dormi sobre o assunto e aí, Deus veio ao seu encontro orientando-o para que ele pudesse tomar uma decisão.

Um jovem carpinteiro, nos ensina que melhor do que a reputação dos homens é obedecer a Deus. Ou seja, há momentos em que precisamos optar entre agradar aos homens, ficar com uma boa imagem ou obedecer a Deus. Entretanto obedecer a Deus pode implicar ter sua reputação jogada fora, sua imagem destruída, mas como José nos ensina é muito melhor fazer o que Deus determina.

Um jovem carpinteiro, cheio de expectativas, aguardava pacientemente o dia de seu casamento, mas seu mundo desmoronou quando soube que sua noiva estava grávida. Que tragédia!

José ponderou deixá-la. Não queria difamá-la, mas não levaria a relação adiante. Entretanto, enquanto ponderava sobre o assunto, Deus lhe enviou um anjo para acalmá-lo e dizer que estava tudo bem e que ele deveria aceitar a jovem Maria como esposa. Assim, aquele jovem que tinha vistos seus sonhos ruírem, renovou sua esperança, com alegria recebeu Maria por esposa, porque o Senhor lhe deu a resposta num sonho.

 
 
 

Comentários


bottom of page