top of page

O Sinal

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 13 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Isaías 7.10-16


ree

Aquele foi um tempo de crise política. Havia ameaças de guerra e invasão. O reino podia eclipsar, cair nas mãos do inimigo. O medo tomou conta do chefe de Estado que desejava fazer uma aliança com uma nação poderosa para garantir a segurança de seu pequeno reinado.

A ameaça era real. Portanto, o medo de ver a sua dinastia ruir gerava pavor, causando pânico generalizado tanto no palácio, como também entre a população. Entretanto, Deus enviou o seu mensageiro para confortar o rei e dizer-lhe para que tivesse fé e mantivesse a calma. O rei que ouviu atentamente o profeta com a mensagem de Deus, preferiu confiar na força de uma nação do que na Palavra de Deus.

Era um tempo de incertezas. No cenário geopolítico, ameaça de guerra e de invasão. Diante de tal situação, Deus se manifestou e disse ao rei que permanece fiel às suas promessas. Ou seja, ninguém iria destruir a dinastia de Davi. Deus é o Deus do cuidado, da proteção e que cuida dos seus.

Num cenário de crise, aprenda a confiar em Deus. O rei virou às cosas ao Senhor e a sua palavra. Por isso, o profeta lhe disse: “Agora escute, ó casa de Davi! Será que não basta vocês abusarem da paciência dos homens? Querem abusar também da paciência do meu Deus?” Isaías não disse que o Senhor era o Deus de Acaz, pois este desprezou o Senhor e preferiu confiar no poder bélico da Assíria. Diante das lutas e crises, mantenha a calma e confie nas promessas de Deus. Nunca deixe de confiar em Deus para depender dos homens.

O rei virou às costas para o Senhor. Entretanto, o Senhor não o desprezou e muito menos o seu povo. O Senhor lhe daria um sinal e que sinal era este? “Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Deus conosco). Ou seja, mesmo o rei tendo desprezado o Senhor, Deus afirma que está com o seu povo e que o seu povo estaria livre e que a descendência de Davi não teria fim.

É no meio das incertezas, das ameaças que Deus vem e diz que é preciso ter calma, pois Ele está no controle de todas as coisas. As ameaças de guerra, as incertezas políticas não devem nos assustar, pois há uma promessa de Deus. Ele deu um sinal e disse claramente que está conosco. Ele é Emanuel! É interessante ver que Jesus faz a seguinte declaração: “eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Era um momento delicado, mas o rei preferiu confiar no homem e não em Deus. Hoje, vivemos um momento angustiante, de incertezas, mas apesar disso, temos a garantia de que Deus está conosco e por isso, não há o que temer. Sendo assim, confiemos em Deus.

 
 
 

Comentários


bottom of page