O oleiro
- Marcos Amazonas Santos
- 3 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de fev.
Leia Jeremias 18.1-6

O livro do profeta Jeremias é maravilhoso, uma vez que nele encontramos um homem que fala de suas experiências pessoais, do seu ministério, das suas emoções e sentimentos. Ele era de uma família sacerdotal e serviu a Deus como sacerdote e profeta. O seu pai se chamava Hilquias e ele nasceu perto de Jerusalém, numa pequena vila camada Anatote. O seu ministério foi essencialmente voltado para o seu próprio povo e a sua mensagem foi um chamado ao arrependimento, para que o povo evitasse o juízo de Deus pelos invasores. Portanto, o tempo do profeta e sacerdote era um tempo de apostasia.
O ETERNO falou com o profeta, mandou-o descer até a casa do oleiro, pois seria ali que lhe falaria. Quando lá chegou, viu o oleiro fazendo a sua obra e ficou observando-o a fazê-la sobre as rodas e eis que o vaso que ele vazia quebrou em suas mãos. O oleiro, ao ter o seu trabalho interrompido, pois o vaso roupeu-se, tornou a fazer outro conforme pareceu bem aos seus olhos. Nesse momento, o ETERNO se dirigiu ao profeta novamente, e é aqui que devemos parar para refletir profundamente no que diz o Senhor.
O ETERNO declarou ao profeta que não desistiu do seu povo. O Senhor se comparou com o oleiro e, na sua metáfora, o povo é o vaso que se partiu. Note, o povo se afastou, quebrou-se, ficou de costas viradas para o ETERNO, mas continuava nas mãos amorosas do Senhor. É verdade, há momentos que ficamos destroçados, pensamos que estamos destruídos e completamente abandonados, mas precisamos recordar dessa palavra de Deus, que afirma que continuamos em suas mãos e que Ele está trabalhando em nossas vidas.
O Senhor se dirigiu ao profeta declarando que tal e qual o oleiro, o povo estava em suas mãos. Ou seja, o ETERNO estava cuidando da situação. Ele estava realizando a sua obra, e era fundamental perceber que o trabalho levava o seu tempo. Deus declarou ao profeta que estava cuidando do seu povo, mostrando que não o tinha abandonado e que independente do que acontecesse, Ele iria restaurá-lo. Não importa quão quebrado tu estejas, quão destruído e destroçado penses estar, o importante é saber que o ETERNO está trabalhando para restaurar a tua vida e fazer de ti algo novo, como Ele deseja.
Por último, o ETERNO declarou ao profeta que trabalhava na vida do seu povo. Ainda que o povo vivesse de aparência, não estivesse interessado em viver uma espiritualidade saudável, o Senhor falou que esse mesmo povo continuava sendo objeto do seu cuidado e do seu amor. Deus declarou ao profeta que tal e qual o oleiro, Ele estava pacientemente tralhando na vida do seu povo, restaurando-o e fazendo dele o que Ele queria. Ou seja, Deus não permite que os seus sejam destruídos. Ele cuida e restaura o seu povo.
O ETERNO mandou o profeta Jeremias ir à casa do oleiro. O profeta obedeceu e ficou observando o trabalho paciente daquele homem. Ali o Senhor se dirigiu ao profeta e declarou-lhe que Ele era como o oleiro. Deus disse e diz que trabalha pacientemente em nossas vidas, não importa quantas vezes quebramos, ficamos estilhaçados, destruídos, porque não deixamos de estar nas mãos de Deus e sob os seus cuidados. Ele tranquilamente vai juntando os nossos cacos e refazendo-nos, trabalhando pacientemente e moldando-nos para que possamos ser vasos que O glorifiquem. Sendo assim, permita que Deus, o Oleiro, trabalhe e faça de sua vida o que Ele deseja.



Comentários