top of page

O exercício da cidadania

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 13 de fev.
  • 2 min de leitura

Leia Tito 3.1-11


ree

O apóstolo Paulo, escreveu uma carta para Tito com o objetivo de ajudá-lo na liderança da igreja. Ele tinha consciência que a fé cristã é relacional, prática e que ela tem implicações diretas na sociedade. Por isso, depois de ter tratado dos assuntos internos da comunidade, voltou-se para o lado fora da igreja, focou-se na vida dos crentes na sociedade em geral, no exercício da cidadania, afirmando que as atitudes dos crentes deveriam manifestar os padrões do reino de Deus, pois os crentes enquanto cidadãos, deveriam estar inseridos na sociedade sendo um modelo sem jamais perder a sua identidade.

Tito, portanto, deveria ensinar os membros da igreja a viverem como bons cidadãos, respeitando as autoridades constituídas, sem importar se tais autoridades fossem verdadeiros déspotas. Devemos recordar que quando o apóstolo Paulo escreveu essa carta, Nero era quem governava o império romano. Ele era um homem corrompido até a alma, mas apesar disso, Paulo disse a Tito que ele deveria ensinar os crentes a serem bons cidadãos, bons vizinhos, com responsabilidade social. O cristão é alguém que se submete às autoridades e obedece aos governantes e é um agente de boas obras.

O apóstolo orientou Tito para que ensinasse os crentes de Cretas a terem relacionamentos honestos com as pessoas. Os crentes deveriam ser pessoas amigáveis, que não falavam mal dos outros, não podiam ser caluniadoras. Os cristãos deveriam cultivar relacionamentos interpessoais saudáveis, ter uma vida social pacífica e permitir que a sua vida e suas atitudes fossem a menagem da graça de Deus.

Tito deveria ensinar os cristãos a nunca esquecerem quem foram no passado, pois o fato de desfrutarem de uma nova vida em comunhão com Deus não era por mérito próprio, mas fruto da graça do Senhor. Sendo assim, em seus relacionamentos, os cristãos não deveriam menosprezar àquelas pessoas que não tinham Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Aqueles que receberam a graça de Deus, que haviam sido justificados por Deus, deveriam aplicar-se às boas obras e que suas atitudes e ações testemunhassem da nova vida que há em Cristo. Os cristãos deveriam estar ativos na sociedade, cuidando das pessoas, trabalhando ativamente em prol do bem-estar social e jamais ser um problema à sociedade.

Paulo escreveu para Tito, a fim de que ele ensinasse os crentes de Creta a serem cidadãos exemplares no exercício de sua cidadania. Portanto, o cristão precisa se posicionar e manifestar a graça de Deus no dia a dia, através das suas atividades, relacionamentos e no exercício de sua cidadania.

 
 
 

Comentários


bottom of page