top of page

O encontro

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 2 de jan.
  • 2 min de leitura

Leia Mateus 2.1-12


ree

Eles fizeram uma longa viagem. Perceberam que algo sobrenatural havia acontecido na história da humanidade. Eles seguiram para Jerusalém em busca do rei. Quando chegaram indagaram onde havia nascido o rei dos judeus. A pergunta perturbou o déspota e usurpador do trono. Os sacerdotes e escribas foram convocados para responderem o questionamento e, eles disseram: “Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta: É tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel”. Dito isto, e tendo escutado o que falou aquele que ocupava o trono indevidamente, eles foram para Belém.

Eles seguiram até Belém, guiados pela estrela e, quando chegaram na cidade já era noite. A estrela se deteve sobre o lugar onde estava a criancinha. Os sábios perceberam e se alegram. Eles ficaram extasiados, profundamente felizes por terem encontrado o tão esperado rei. Ou seja, quando encontraram a casa onde Jesus estava eles transbordaram de alegria. Eles encontraram o Messias.

A comitiva entrou na casa de José e Maria, transbordantes de alegria e, ao verem o menino Jesus, prostram-se em adoração. Homens sábios que saíram do oriente, guiados por uma estrela, reconheceram quem era Jesus. Eles viram no menino não apenas o esperado rei dos judeus, mas que Ele era o próprio Deus encarnado. Portanto, diante de Deus, nossa atitude tem que ser de humildade, prostração e adoração e foi isso que eles fizeram.

Os homens estavam radiantes de alegria. Prostraram-se em adoração e, consagraram ao Rei dos reis, os seus presentes. Eles entregaram a Deus as suas dádivas. Sábios e ricos, os homens adoraram a criança, mas também dedicaram as suas ofertas como ato de consagração e reconhecimento de que estavam perante Deus.

Depois de terem encontrado o menino, prestado adoração, tendo-o reverenciado e ofertado suas dádivas Ele, os sábios regressaram exultantes para o oriente, mas é de se notar que não regressam pelo mesmo caminho. Deus os avisou e por isso, fizeram o regresso para o oriente por uma rota diferente. Tal como eles, quem se encontra com Cristo e o reconhece como Deus, entregando-se a Ele e o Adorando não é mais a mesma pessoa.

Os sábios do oriente encontraram o menino Jesus. Esse foi um encontro revelador, pois revestidos de profunda alegria, adoram a Jesus, consagram-lhe as suas dádivas e retornaram para casa por um novo caminho.

Quem encontra-se com Cristo e o reconhece como Deus e Senhor, além de ser revestido de alegria, muda a rota de sua vida.

 
 
 

Comentários


bottom of page