O anúncio
- Marcos Amazonas Santos
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Leia Lucas 1.26-38
Naqueles dias, as mulheres desejavam ser a mãe do aguardado messias. A jovem Maria também acalentava este sonho, mas aquela adolescente era virgem, como deveriam ser todas as jovens daquela época. Ela estava noiva, comprometida com um jovem da tribo de Judá e aguardava o seu casamento, cheia de sonhos, expectativas sobre o que lhe traria o futuro.
Certo dia, Maria foi surpreendida, pois o anjo Gabriel foi enviado por Deus para falar com ela. Sua primeira reação foi questionar o significado da saudação dele e, claro que diante da aparição do anjo ela teve medo. Gabriel foi enviado para anunciar algo grandioso que iria acontecer na vida dela. Maria seria a mãe do tão esperado messias. Sim, ela iria ser a mãe do salvador. Tal anúncio deveria ser motivo de muita alegria, mas para aquela adolescente foi motivo de preocupação. Primeiro por ser virgem, dessa forma, uma gravidez era impensável. Segundo, porque ela ainda não se havia casado. Portanto, da perspectiva humana isso era algo impossível. Gabriel explicou tudo à Maria e depois lhe disse: “para Deus não há nada impossível”.
Sem argumentos e rendida diante da explicação do anjo Gabriel, ela respondeu: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”. Gabriel desapareceu, mas Maria a partir daquele momento teria que viver, como a escolhida, mas também como a proscrita.
Naqueles dias, uma jovem solteira aparecer grávida era algo vergonhoso e perigoso. Maria aceitou que a vontade de Deus se concretizasse em sua vida. Ela aceitou correr perigo de vida, enfrentar a vergonha e até mesmo ser apedrejada por aparecer grávida sem estar devidamente casada com o jovem José.
Maria recebeu o anúncio do anjo e assentiu que em sua vida, tudo o que fora dito se realizasse. Ou seja, aquela adolescente confiou em Deus e no seu cuidado. Ela tinha consciência dos perigos que correria, mas também sabia que o ETERNO não iria desampará-la. Ela havia sido escolhida por Ele e seria protegida e amparada pelo Senhor.
Quando Maria disse que em sua vida se cumprisse tudo o que o anjo havia dito, estava afirmando que é melhor obedecer a Deus e realizar a sua vontade, mesmo que isso implicasse prejuízos pessoais, perigos, Entretanto, quem permite que a vontade de Deus se realize em seu vida, desfrutará da graça e da misericórdia do Senhor.
Naqueles dias, as jovens sonhavam em casar, desejavam ser mães e quem sabe ser a escolhida para vir a ser a mãe do aguardo messias. Uma adolescente, virgem, que estava noiva recebeu o anúncio do anjo Gabriel que ela tinha sido a escolhida para cumprir o propósito de Deus. Apesar do medo inicial, das questões, ela confiou na palavra do anjo e se disponibilizou para que em sua vida se fizesse conforme à vontade de Deus.
Que possamos ter a mesma disponibilidade e coragem de Maria e como ela, possamos dizer: “cumpra-se em mim, conforme a tua palavra”.



Comentários