top of page

Já posso partir

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 27 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Lucas 2.25-35


ree

Ele era um homem de fé, temente a Deus e o Espírito Santo estava sobre ele. Justo e piedoso, era alguém que aguardava a consolação de Israel. Simeão suplicava pela manifestação do Salvador. Ele estava velho, fartos de dias, mas o Espírito Santo havia lhe revelado que ele não morreria sem antes de ver o Cristo do Senhor.

O velho Simeão era um homem sensível, que aguardava pela manifestação do Senhor e, certo dia, movido pelo Espírito Santo, foi ao templo em Jerusalém, no mesmo momento em que José e Maria haviam ido para consagrar Jesus ao Senhor cumprindo o que determinava a Lei do Senhor. Simeão tomou o menino nos braços e disse: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel”. Ou seja, ele disse que seu tempo chegou ao fim. Ele tinha consciência de quem era Jesus e, por isso, disse ao Senhor que já poderia despedi-lo em paz. Nesse sentido, Simeão disse: já posso partir!

Simeão estava velho, era um homem que aguardava o Salvador. Ele alimentava-se da esperança e quando viu o menino Jesus reconheceu que tinha visto o Salvador e Ele foi apresentado perante todas as nações.

Simeão viu o Salvador, percebeu que Ele era aquele que viria clarear, revelar a todos os povos a glória de Israel e essa glória havia se manifestado na pessoa do menino Jesus.

Simeão estava farto de dias, mas ansiava pela salvação de seu povo. Ele desejava ver o seu povo livre do domínio opressor. Ele tinha recebido a promessa de que não morreria sem que tivesse visto o libertador de Israel. No templo ele encontrou-se com um casal pobre, que trazia seu pequeno filho para ser consagrado ao Senhor. Ele pegou o menino nos seus braços e louvou a Deus. Ele bendisse o nome do Senhor e exaltou ao Senhor ao receber aquele menino em seus braços. Louvou a Deus por ter visto a salvação do Senhor, por reconhecer o Salvador que veio para Israel e para todos os povos da terra.

Um homem justo e piedoso. Ele era temente a Deus e servia o Senhor que lhe tinha dito que ele não morreria até que se manifestasse a salvação do Senhor. Velho, farto de dias, confiando na palavra de Deus, aguardava a chegada do Salvador. Certo dia, impelido pelo Espírito Santo a ir ao templo, lá encontrou um jovem casal com uma criança de um mês e pouco para ser consagrado ao Senhor. Ele tomou a criança em seus braços, louvou a Deus porque os seus olhos viram a salvação do Senhor. Simeão viu o Salvador, o seu Libertador e resgatador e cheio de alegria e exultação afirmou: Já posso partir!

 
 
 

Comentários


bottom of page