Devastação total
- Marcos Amazonas Santos
- 20 de jan.
- 2 min de leitura
Leia Obadias 5-9

O livro de Obadias apresenta Deus julgando o povo de Edom. O Senhor julgou e proferiu sua sentença contra Edom. Por isso, os arrogantes e soberbos edomitas estavam destinados à destruição. O Senhor declarou que não ficaria nada. Iria acontecer uma devastação total. Há um paralelo entre o ladrão que leva somente o que é necessário e também com a vindima onde sempre ficam uvas para serem rebuscadas, mas em relação a Edom o ETERNO afirmou que não ficaria nada, tudo lhes seria tirado.
O Senhor julgou os edomitas e eles foram condenados. Os motivos de tal julgamento e condenação foram os seguintes: 1) Edom hostilizou o povo de Deus; 2) Confiou no homem e desprezou o Senhor. Portanto, teria que sofrer às consequências de suas atitudes. Tudo lhes seria tirado, aqueles que pareciam ser os seus aliados. Os ditos parceiros os entregariam par que fossem julgados. Os amigos de ocasião, aqueles que eles alimentaram, que promoveram banquetes se voltariam contra eles. Diante de tal acontecimento, aqueles que se diziam aliados tirariam proveito da situação, os abandonariam e ainda pilhariam e levariam seus tesouros.
O Senhor declarou através do profeta que todo aquele que se levanta contra o povo de Deus, que despreza o ETERNO, será sentenciado por Ele. Deus não se deixa escarnecer!
A mensagem do profeta foi clara. Ele declarou que é falta de inteligência confiar mais no homem do que nEle. Os edomitas confiavam nas suas alianças com os outros povos. Depositavam as suas esperanças em seus conhecimentos. Edom era famosa por sua sabedoria, por seus homens sábios, mas o Senhor declarou que iria dar fim a tudo isso. O ETERNO, deixou claro que é melhor confiar em Deus do que nos homens. Deus deixou claro que a sabedoria pela qual Edom era conhecida seria destruída por Ele. Ou seja, tentar opor-se a Deus é caminhar para a total destruição.
É a devastação total. O Senhor destruiu a sabedoria, o conselho dos sábios e sem bons conselheiros, as suas tropas, os seus homens fortes seriam derrotados. Deus declarou que não importa quão bem preparado belicamente um povo esteja, não interessa a força do seu exército e muito menos o quão seguro ele possa parecer, pois quando o Senhor intervém, quando ele age, não há como subsistir.
Os edomitas eram arrogantes, pensavam que viviam em segurança e confiavam em suas alianças. Eram conhecidos por sua inteligência e na sua altivez, achavam-se indestrutíveis. Eles possuíam uma excelente força bélica, viviam seguros em suas fortalezas, desprezavam Deus e seu povo. Entretanto, Deus os julgou, decretou a sua sentença. Edom seria devastada. Ou seja, não brinque com Deus. Não o despreze. Leve Deus a sério!



Comentários