Deus presente
- Marcos Amazonas Santos
- 23 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Leia Lucas 2.8-20

Aquele era um tempo de expectativas. O povo estava subjugado e aguardava o seu libertador. Havia a promessa de que ele viria e libertaria o povo do poder opressor e governaria com justiça.
O povo aguardava ansiosamente a chegada do rei. Eles esperavam o messias prometido e, eis que numa certa noite, enquanto pastores estavam no campo guardando seu rebanho, eis que o céu se abriu e um anjo apareceu declarando que na cidade de Davi havia nascido o Salvador, o Senhor. Logo a seguir, anjos apareceram no céu louvando e glorificando a Deus, declarando que o Senhor quer que haja paz na terra. Os pastores deixaram seus rebanhos no campo e foram ver o menino.
A história do nascimento de Jesus, nos ensina que Deus é presente. Ele se faz próximo e caminha conosco. Deus veio ao encontro do ser humano. Veio para salvá-lo e ser o Senhor da história. O nascimento de Jesus nos mostra o encontro dos céus com a terra. Diz que Deus não é transcendente, inatingível, pelo contrário, Ele é presente, está próximo e age na história. Ele veio para conduzir o seu povo a liberdade. Ele se fez presente e se manifestou para ser o Salvador.
Na cidade de Davi nasceu o Salvador, Cristo o Senhor. Ele é Emanuel (Deus conosco), aquele que se faz próximo que intervém na história, mas vemos que diante da manifestação de Deus é fundamental que haja da parte das criaturas uma atitude de adoração. Os anjos louvaram e glorificaram a Deus e os pastores tiveram a mesma atitude. Ou seja, perante o nascimento de Jesus e do reconhecimento de que Ele é o Salvador, o Senhor, faz com que nós o exaltemos e o adoremos reconhecendo que Ele é Deus.
O anjo anunciou a chegada do Salvador. Os pastores foram até Belém e viram o menino e saíram de lá proclamando a mensagem de que o Messias havia chegado. Sim, os pastores tornaram-se arautos do Rei e anunciaram a todos que o Cristo chegou. O Rei veio salvar o seu povo.
O anjo apareceu trazendo uma mensagem que é para todo povo: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Deus é presente e caminha com o seu povo, mas reconhecendo que Ele é o Senhor, a atitude do povo deve ser de adoração e todo aquele que O reconhece como Senhor, precisa se tornar um arauto e dizer a todos que Deus é presente.



Comentários