Cuide de si mesmo
- Marcos Amazonas Santos
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
Leia Tito 2.1; 7-8

O apostolo Paulo, escreveu uma carta para Tito, um jovem que ele considerava como filho. O Seu objetivo era orientá-lo afim de que ele estivesse preparado para liderar a igreja em Creta. Portanto, ele orientou Tito para que pudesse disciplinar àquelas pessoas que estavam dando mal exemplo na igreja e sociedade e, agora, dirigiu-se ao jovem Tito, falando-lhe diretamente, mostrando qual deveria ser o seu procedimento.
Tito, havia ficado em Creta, responsável pelo cuidado da igreja. Entretanto, quem deseja cuidar os demais, deve primeiramente cuidar de si e, por isso, o apóstolo traçou alguns princípios que deveriam ser observados por ele.
Paulo havia falado dos falsos líderes, que não viviam de acordo com a sã doutrina. Eles pregavam uma coisa e faziam outra. Sendo assim, ele afirmou que era fundamental que Tito vivesse de modo coerente, tendo que pregar o que vivia e viver o que pregava. Logo, o seu viver deveria estar fundamentado na sã doutrina, manifestando assim, os padrões de Deus, pois aquele que afirma ser de Cristo, deve manifestar essa realidade e suas atitudes. É essencial eu se viva de forma coerente. Palavra e vida devem espelhar a realidade do ser.
Paulo afirmou que era fundamental viver de modo coerente, mas seguiu afirmando que era preciso cuidar de si mesmo. Ele se dirigiu a Tito afirmando: “Tu, porém, fala o que está em harmonia com a sã doutrina”. Portanto, Tito deveria conhecer a sã doutrina, precisava ter cuidado com a sua vida e necessitava olhar para si mesmo. Ou seja, o apóstolo estava dizendo que Tito deveria ter cuidado com a sua própria vida. Sendo assim, ele teria que se autoexaminar e nesse processo de auto-observação perceber como estava o seu viver. Antes de cuidar dos outros, é essencial cuidar de si mesmo.
O jovem Tito, ficou na cidade de Creta para pastorear a igreja e preparar líderes para que pudessem assumir o ministério da mesma. O apóstolo Paulo, escreveu uma carta para orientá-lo e declarou que quem cuida de si mesmo, busca encher-se o Espírito. Não devemos esquecer que o reino da igreja não é deste “mundo”, a fonte de poder da igreja tem que ser espiritual. Portanto, o jovem Tito, deveria abastecer a sua vida na fonte do Espírito, ele não poderia se moldar ao sistema social, não poderia se acomodar aos valores impostos pela sociedade. O dever dele era trabalhar e viver a partir do Espírito e tinha que manifestar na sua vida o fruto do Espírito. Entretanto, para que isso acontecesse, ele necessitava encher-se do Espírito Santo, tendo uma vida irrepreensível.
Paulo escreveu ao jovem Tito, orientando-o a tomar cuidado com a sua própria vida. Falou que ele precisava ser coerente, devia fundamentar-se na sã doutrina e encher-se do Espírito Santo. Tal como Tito, nós também precisamos cuidar de nossas vidas para que tenhamos vidas exemplares.



Comentários