top of page

A viagem

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 31 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Leia Mateus 2.1-12


ree

Eles eram homens estudiosos, sábios que estavam atentos aos fenômenos que aconteciam nos céus. Eram estudiosos que tanto poderiam fazer parte da casta sacerdotal que havia entre os persas e babilônios ou mesmo ser astrólogos caldeus. O fato é que eles são apresentados como nobres, que faziam parte de uma religião oriental e que eram sábios.

Esses homens, os sábios do oriente, perceberam os sinais, entenderam que Deus interveio na história e que o redentor do mundo havia chegado. Eles viram a sua estrela, não foi uma estrela qualquer, foi aquela que fora profetizada por Balaão, que falou sobre a estrela de Jacó (Nm 24.17). Por isso, saíram do oriente e seguiram viagem por causa do fenômeno que verificaram nos céus. Eles deixaram tudo para trás e seguiram para a região da Palestina, foram em busca do rei dos judeus, o Redentor da humanidade.

Esses homens nos ensinam que devemos estar atentos aos acontecimentos. É essencial perceber o agir de Deus na história e entender que a sua revelação é para toda a humanidade e que todos têm a necessidade de ir ao encontro do Rei.

Eles se organizaram, prepararam uma comitiva e seguiram em busca do rei. Aqueles homens deixaram tudo para trás e saíram em peregrinação rumo à Palestina. Eles se puseram na estrada e foram ao encontro do Rei. Esses sábios não apenas entenderam o momento histórico que viviam, como também perceberam que era essencial encontrar-se com o esperado e desejado das nações.

Aqueles sábios eram tementes a Deus. Eles criam em um só Deus, também no dever de se praticar o bem e evitar o mal e valorizavam a prática da oração e a nobreza do trabalho. Eram pessoas importantes, que criam no único e verdadeiro Deus e na esperança messiânica. Quando viram a estrela, perceberam que o messias havia chegado e prontamente se uniram, organizaram uma comitiva e seguiam para Jerusalém em busca do rei.

Os homens viajaram do Oriente para irem encontrar-se com o esperado rei de Israel. Aquele que viria resgatar o seu povo e a humanidade. Eles compreenderam os sinais do tempo, compreenderam a intervenção de Deus na história. Deixaram tudo e foram ao encontro do rei.

Homens sábios, que esperavam a chegada do redentor. Viram a sua estrela e deixaram tudo e seguiram viagem para poder estar com o rei. Tal como eles, precisamos estar atentos e, percebendo os sinais dos tempos, vendo a manifestação de Deus na história, cabe-nos ir a encontro do Mestre. É preciso sair de onde estamos para ir ao encontro d’Aquele que deixou a sua glória para vir nos resgatar.

 
 
 

Comentários


bottom of page