top of page

A radicalidade do evangelho

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 22 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Não há nada mais radical do que o cristianismo. O evangelho não se coaduna com os padrões sociais e, uma pessoa que se afirma cristã, tendo aceitação de tudo o que faz, sem nenhuma crítica precisa ficar preocupada, pois o evangelho opta por ir de encontro aos valores estabelecidos pela sociedade. O cristão sofre perseguição, é caluniado e difamado e, podemos ver isso na campanha difamatória contra o padre Júlio Lacellotti no Brasil, e foi por ver tudo o que lhe estão fazendo que lembrei das palavras do Mestre, no evangelho de Mateus:

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5.10-12). 

O que aprendemos com esse texto?


A primeira lição do texto é que a radicalidade do evangelho gera perseguição. O texto afirma que quem luta por justiça, que acolhe o próximo, reconhecendo que tem direitos e concede-lhe dignidade, sofrerá perseguição. Aquele que humaniza o seu próximo e foge dos padrões estabelecidos será odiado. O evangelho valoriza o ser humano independente de sua condição.


A segunda lição é que quem vive a radicalidade do evangelho será caluniado. Mentirão e tentarão de todas as formas destruir a sua dignidade e até podem galgar esse objectivo, mas não conseguirão destruir sua integridade. Esteja preparado para sofrer calúnias, para ser difamado, isso acontecerá pelo simples fato de você viver o cristianismo autêntico.


Por último, fique tranquilo porque você está no caminho certo. Jesus diz que é preciso exultar por causa do grande galardão que se tem preparado e, note que o Mestre declara que os profetas sofreram o mesmo. Sendo assim, descanse, pois você está no caminho certo,  que é o caminho da inconformação, que denuncia as atrocidades e não se acomoda ao sistema vigente. É por isso, que sofrerá calúnia e perseguição.


A radicalidade do evangelho faz com que as nossas atitudes desagradem o sistema vigente. Viver o evangelho é ter que enfrentar calúnia e perseguição. Se tudo está bem e todos te aceitam, fique preocupado, pois o evangelho nos faz caminhar na contramão do padrão social estabelecido. Vives a radicalidade do evangelho?

 
 
 

Comentários


bottom of page