A mensagem
- Marcos Amazonas Santos
- 16 de jan.
- 2 min de leitura
Leia Obadias 1

Obadias era servo do Senhor, amava a Deus, andava nos seus caminhos e proclamava a mensagem do ETERNO. Certo dia, Deus deu-lhe uma visão, uma mensagem a ser proclamada. O profeta declarou: “Recebi uma mensagem de Iahweh”. Não temos os detalhes da visão, não sabemos como aconteceu, o que sabemos é que o profeta teve uma visão reveladora. Ele recebeu uma mensagem da parte do ETERNO e essa mensagem deveria ser proclamada ao povo de Edom. Portanto, o profeta proclamou a mensagem ao povo edomita. Ele anunciou a mensagem do Senhor. Ergueu a sua voz e a mensagem foi profética e não um arrazoado de sua visão política. Ou seja, a mensagem que o profeta proclamou foi a mensagem que o Senhor lhe concedeu.
O servo de Deus profetizou declarando ao povo a mensagem do Senhor. Ele tinha bem presente que a sua fala deveria ser a mensagem de Deus. Tinha consciência que a mensagem não era sua, que ele era apenas o arauto, o mensageiro e que não poderia adulterar a palavra. Ele deveria apenas apresentar a mensagem do Senhor. Ele foi fiel à mensagem que recebeu. Declarou apenas o que o Senhor lhe falou e mais nada. Portanto, Obadias ensina que a mensagem que deve ser apresentada é a Palavra de Deus.
Obadias se dirigiu a todos os povos. Ele percebeu que Deus, o Soberano, fez um decreto a todos os povos e esses deveriam se levantar para lutar contra Edom. O importante aqui é que quando Deus determina, todos devem obedecer a ordem do ETERNO. Deus convocou os povos através do seu embaixador, o profeta Obadias. As nações têm seus interesses, mas sem que saibam, elas se tornam instrumentos nas mãos do Senhor. Portanto, a mensagem do profeta apresentou o Senhor como o Soberano de todas as nações, o Rei do universo e ele convocou os povos para pelejar contra Edom. Aqui aprendemos algo muito importante e que afirma que a mensagem de Deus é apresentada e anunciada a todos os povos.
O profeta recebeu uma mensagem do Senhor, que foi dirigida aos edomitas. Essa mensagem deixava claro que Deus cuidava do seu povo. Ele não abandonou os seus e saiu em favor dele e o defendeu. O profeta afirmou que Deus saiu para guerrear contra o inimigo do seu povo, saiu para defender os seus. O profeta ergueu a sua voz, proclamou a palavra do Senhor e afirmou que Deus não aceita a exploração do ser humano.
Deus veio ao encontro do profeta e deu-lhe a sua mensagem. O Senhor intervém na história e sai em favor do seu povo. Entretanto, é preciso ser fiel à palavra do Senhor e proclamar apenas e tão-somente a mensagem do Senhor.



Comentários