top of page

A lista

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 21 de jan.
  • 2 min de leitura

Leia Obadias 10-14


ree

O livro do profeta Obadias mostra o Senhor decretando a destruição de Edom. O ETERNO julgou o povo e o condenou pelos seus desvios. Deus é amor, compassivo e misericordioso, mas não podemos esquecer que o Senhor é justo e exerce a sua justiça no tempo certo. O ETERNO pronunciou a sua sentença e declarou que Edom seria devastada. Contudo, quais foram os crimes que a nação cometeu e que resultou em sua condenação?

O Senhor fez uma lista dos crimes que foram cometidos por Edom e esses foram os motivos pelos quais o ETERNO decretou a destruição dos edomitas. O Senhor, através do profeta, listou os crimes que foram cometidos. Ou seja, estamos diante do boletim de ocorrência. Nesse boletim, a primeira coisa que é apresentada é violência de Edom contra o povo de Jacó e agiu com crueldade contra esse povo irmão. O natural seria Edom defender Jacó, pois eram irmãos, mas ele lutou contra o seu irmão, ajudou os adversários na destruição e matança do próprio irmão. Portanto, o ETERNO, por isso, declarou que da mesma maneira que Edom agiu, com violência, atacando o seu próprio irmão, assim lhe sucederia.

O Senhor continuou afirmando que Edom exultou com a tragédia de Jacó. Eles foram ver o que estava acontecendo e tripudiaram da condição do povo de Judá. Não houve solidariedade, muito menos empatia. Por isso, por Edom ter olhado com desdém para os judeus e se alegrado com toda a perversidade e maldade que lhe fora infligida, eles eram culpados.

Violência, regozijo e desprezo em relação ao povo de Judá foram outras atrocidades cometidas pelos edomitas. Entretanto, a lista continuou e o ETERNO falou que os edomitas estavam condenados porque ajudaram os inimigos a atacarem os judeus. Era de se esperar que Edom agisse com misericórdia para com seu irmão. Que sentisse a sua dor e o ajudasse, mas ao invés de apoiá-lo, juntou-se ao inimigo e atacou o seu irmão, participando da divisão dos espólios, roubando o seu próprio irmão.

O Senhor prosseguiu e afirmou que eles não agiram com misericórdia, pois interceptavam os refugiados, ora aprisionando-os, escravizando-os, ou então, entregando-os para os babilônios e aos comerciantes de escravos. Eles não mostraram compaixão para com seus irmãos.

O ETERNO declarou que eles viram toda tragédia que sobreveio ao povo e Judá e foram incapazes de se envolver para ajudar  nas causas e necessidades dos seus irmãos. Eles não mostraram compaixão e, por todos esses crimes, o Senhor declarou que eles seriam devastados.

Deus, o ETERNO, é justo e sempre mostra o motivo pelo qual exerce o seu julgamento e sentença. O povo de Edom foi condenado porque não agiu com misericórdia em relação ao seu irmão Jacó. Eles agiram com violência, desprezo, alegraram-se com a tragédia do seu irmão, espoliaram o povo e foram incapazes de manifestar misericórdia. Por isso, foram condenados. Portanto, é fundamental ver como é que estamos nos relacionando com os nossos irmãos e semelhantes. Deus não tolera a violência e o descaso.

 
 
 

Comentários


bottom of page