top of page

Virada radical

  • Foto do escritor: Marcos Amazonas Santos
    Marcos Amazonas Santos
  • 18 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Vivemos em um ambiente de guerra. Nesse momento somos participes dela, pois as imagens invadem nossas casas e nos chegam praticamente em tempo real. Observamos ao minuto o que acontece entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestina e tantos outros cenários de guerra. A massificação dessas imagens acabam por banalizar a violência, fazendo que fiquemos insensíveis ao sofrimento das pessoas. As guerras estão proliferando e, as mesmas acontecem por causa do desejo do homem ser senhor de tudo e todos. Elas são fruto do ódio que vai sendo alimentado nos corações. Entretanto, na Escritura o Senhor Jesus afirmou no sermão da Montanha:

“Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado. Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos {maltratam e} perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. (Mt 5.38-48). 

O que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que aprendemos é que não podemos nos deixar consumir pelo ódio. É fundamental não permitir que o mau faça morada em nosso ser. Jesus afirma que é essencial tratar o outro com dignidade, com humanidade. Aprenda que a vingança não leva a lado nenhum, ela só causa destruição. Não perca a capacidade de amar, não perca a sua essência, não se desumanize.  


A segunda lição que o texto ensina é que devemos cuidar de todos. O evangelho é radical. A vida cristã afirma que a maldade é real, que existem inimigos, mas Jesus diz que precisamos cuidar do outro, e tratá-lo com humanidade, pois assim, cessaremos o ciclo do ódio entre nós. O Mestre diz que não podemos nos tornar semelhante aos nossos algozes.


Por último o texto ensina que devemos amar o outro despojadamente. Não importa se somos amados ou não. Ame e amar é tomar atitudes positivas em relação ao outro. Veja, Jesus afirma que precisamos ser generosos, devemos ser educados e ir além do que é convencional. Amar é tomar uma atitude positiva em relação ao outro.


Numa sociedade violenta, onde é cada um por si, precisamos ouvir o conselho do Mestre que diz que precisamos ter atitudes transformadoras, sem permitir que sejamos consumidos pelo desejo de vingança. Sendo assim, que sejamos tal qual Deus que ama e cuida de todo ser humano apesar do que ele faz.

 
 
 

Comentários


bottom of page